Política

STF retoma julgamento sobre delações fechadas pela PF na 4ª feira

Já há maioria formada (6 votos a 1) para permitir que a PF negocie os termos com os colaboradores

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, incluiu na pauta desta 4ª feira (20.jun.2018) a ação que discute a possibilidade de a PF (Polícia Federal) fechar acordos de delação premiada. A Corte começou a analisar o caso em dezembro do ano passado.

Cármen Lúcia-Priscila Petrus
Brasília – A presidente do STF e do CNJ, Cármen Lúcia, participa de debate sobre a proteção integral da infância e juventude, na sede do TSE (José Cruz/Agência Brasil)

Já há maioria formada (6 votos a 1) para permitir à PF a negociação com os colaboradores. Os ministros divergem quanto à extensão do poder da corporação ao fechar o acordo.

Para os ministros Luiz Fux e Rosa Weber, o MPF teria poder de veto sobre o acordo de delação firmado pela PF. Se a procuradoria for contra a delação, o acordo cairia por terra.

A ação foi protocolada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot em abril de 2016. Pede que sejam declarados inconstitucionais trechos da lei que permitem à polícia fechar acordo de delação premiada. Janot afirma que o único titular da ação penal é o Ministério Público Federal.

comentários

comentários

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios