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Presidente do BB diz que comercial vetado por Bolsonaro será substituído por outro com ‘jovem nerd, fazendeiro, esportista’

Para Rubem Novaes, objetivo é 'atingir todo o espectro', porque anúncio anterior estava 'concentrado só nos descolados'

O presidente do Banco do Brasil , Rubem Novaes, afirmou nesta quinta-feira que a campanha que foi retirada do ar após reclamação do presidente Jair Bolsonaro será substituída por uma que contemple uma gama maior de perfil de jovens.

Eu só assisti o filme depois que o presidente reclamou. Foi uma falha minha. Eu não gostei do filme. O nosso objetivo é atingir todo o espectro de jovens. Eu não vi representados uma série de segmentos. Eu não vi ali o jovem fazendeiro, o esportista, o nerd. Não vi o de baixa renda que trabalha para pagar os estudos. Ficou concentrado só nos descolados — disse.

A campanha do BB também virou alvo de uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Sul, que pede que o material volte a ser veiculado. Outra demanda é que a União e a instituição financeira, paguem, a título de dano moral coletivo, uma multa equivalente a no mínimo três vezes o valor da campanha publicitária vetada. O objetivo é que os recursos sejam destinados a ações de conscientização e combate à homofobia.

No fim de abril, Bolsonaro vetou uma peça publicitária, marcada pela diversidade. O comercial tinha atores negros, jovens com cabelo comprido e tatuados. Após o veto, o diretor de Comunicação e Marketing do Banco do Brasil, Delano Valentim, foi exonerado. A decisão causou polêmica nas redes sociais.

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Dias depois, em entrevista à BBC Brasil, Novaes disse que a esquerda tentou empoderar as minorias e que o povo conservador rejeitou a sociedade alternativa que ‘os meios de comunicação procuravam impor’.

Na visão de Novaes, a retirada da campanha não significa uma interferência do governo no banco.

Uma nova campanha está em fase de execução, mas não há data para ir ao ar e nem a estratégia de divulgação (TV, redes sociais, mídia impressa).

— Vamos ver uma forma de atingir toda a juventude. Reconheço (que a retirada) gerou um certo ruído, mas é necessário corrigir certas coisas — disse, reforçando que o banco precisa renovar a sua base de clientes.

Os jovens com 20 a 30 anos representam 15% da base de clientes do banco. A faixa de 30 a 40 anos responde por 25%.

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