EntretenimentoMaranhãoNegócios

Ministério da Cultura e Prefeitura realizam oficina sobre o Prêmio Culturas Populares

Evento é gratuito e corre quarta-feira (30), das 9h às 13h; objetivo é orientar interessados em se inscrever no Edital Culturas Populares do Ministério da Cultura

A capital maranhense recebe oficina gratuita para auxiliar os interessados em participar da 6ª edição do Edital Culturas Populares do Ministério da Cultura (MinC). O evento é promovido pelo ministério em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e será realizado na quarta-feira (30), das 9h às 13h, na Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, localizada na Rua da Estrela, nº 363, Praia Grande.

prefeitura-priscila petrus

“Nós somos parceiros do evento. Nosso objetivo é apoiar todos os incentivos que venham fortalecer a cultura popular, principalmente nesse formato de premiação, que disponibiliza recurso para fomentar nossas manifestações culturais”, destaca o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Para participar do evento não é necessária inscrição prévia. Representantes do MinC estarão à disposição do público para tirar dúvidas, apresentar o edital e orientar como devem ser feitas as inscrições. As oficinas serão ministradas nas cinco regiões do país.

PRÊMIO

O 6º Prêmio Culturas Populares: Edição Selma do Coco é a maior premiação da cultura popular em termos de valores e número de premiados concedida pelo MinC, desde 2007. Lançado em 27 de abril, em Recife (PE), o prêmio homenageia a cantora pernambucana Selma Ferreira da Silva, a Selma do Coco, falecida em 2015.

Nascida em 1929 na cidade de Vitória de Santo Antão, a cantora deixou como principal legado a sua contribuição para a consolidação do coco, ritmo típico do Nordeste brasileiro, como referência nacional, tendo gravado três CDs e participado de festivais internacionais nos Estados Unidos e na Europa, além de ter ganhado o antigo Prêmio Sharp, hoje Prêmio da Música Brasileira.

Nesta edição, serão investidos R$ 10 milhões em 500 iniciativas que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil, como o cordel, maracatu, jongo, cortejo de afoxé, bumba meu boi, entre outras. Cada um dos premiados receberá R$ 20 mil, o dobro de 2017.

As inscrições podem ser feitas até 13 de junho, pela internet, na página http://culturaspopulares.cultura.gov.br/, pelo sistema Salic, ou via postal. O edital premiará iniciativas em cinco categorias: 200 prêmios para mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).

comentários

comentários

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios