
Durante pronunciamento nesta semana, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC) destacou o trabalho que a Prefeitura vem realizando para manter São Luís uma cidade cada vez mais limpa e urbanizada. Ele explicou que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e sua equipe realizam um intenso trabalho de limpeza urbana, que merece maior colaboração da população.
“Não há como negar o trabalho feito para manter esta cidade cada vez mais limpa. Por isto mesmo, quero fazer também um apelo aos cidadãos, para que colaborem com a sua própria família, não permitindo que o lixo seja jogado de forma irregular em calçadas, avenidas e praças. Isso é o mínimo que se espera do cidadão, esta colaboração é por demais importante para ajudar a limpeza da nossa capital”, assinalou.
Em seu discurso, Edivaldo Holanda salientou que a Prefeitura de São Luís cumpre a Lei de Resíduos Sólidos prevista no diploma federal de nº 12.305 do ano de 2015.
“O prefeito Edivaldo cumpre esta política nacional. Desde então, não é nada fácil, porque se o fora, todas as capitais do Brasil e todas as grandes cidades estariam cumprindo, levando a efeito tal lei. Os municípios pequenos nem pensar, porque não têm condições de cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, frisou.
O parlamentar acrescentou que nenhum gestor antes do prefeito Edivaldo ousou fechar o Aterro da Ribeira, onde havia um gigantesco depósito do lixo de toda a cidade.
“O Aterro da Ribeira teve suas portas cerradas pela atual administração. Foram necessários determinação, planejamento e ousadia. O prefeito tem cumprido sua parte, mas, infelizmente, a luta é desigual. De um lado, o esforço da administração para manter a cidade limpa; do outro, a atitude lamentável de algumas pessoas, inclusive de empresas, que teimam em jogar lixo nas avenidas, nas praças, nas ruas, apesar de uma coleta normal três vezes por semana e em alguns casos, todos os dias”, completou.
Edivaldo Holanda lembrou ainda que já foram construídos dez Ecopontos na capital, além de containers espalhados por muitos lugares da cidade. Segundo o deputado, somente nestes primeiros meses de 2018, já foram recolhidas mais de trinta mil toneladas de lixo jogadas irregularmente nas ruas da cidade.
Ao encerrar seu discurso, o deputado acrescentou que a Prefeitura de São Luís já recolheu este ano aproximadamente trinta mil toneladas de resíduos sólidos descartados irregularmente nas vias públicas da cidade.
De acordo com o deputado, o serviço tem sido intensificado durante o período chuvoso, porque o descarte inadequado do lixo é um dos fatores para o entupimento de bueiros, o que provoca alagamentos em alguns pontos da cidade.
Para evitar transtornos, a população deve descartar o lixo domiciliar corretamente e encaminhar os recicláveis para um dos dez Ecopontos, em pleno funcionamento, na capital. A ação, explicou o parlamentar, é parte da Política de Resíduos Sólidos colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo. Com a implantação dos Ecopontos, a Prefeitura já beneficia trezentas e cinquenta mil pessoas e mais de noventa bairros da capital.